Um Dicionário Fonético do Português com a pronúncia de seis cidades da Lusofonia

Do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
10 de fevereiro de 2014

O Instituto de Linguística Teórica e Computacional (ILTEC) lançou no Portal da Língua Portuguesa o primeiro Dicionário Fonético da Língua Portuguesa disponível gratuitamente na rede.
Trata-se de um recurso, ainda em fase de teste, que, integrado em seu Vocabulário Ortográfico do Português (VOP), contém transcrições para a forma como se pronunciam mais de 70 mil palavras em seis cidades – a saber, Díli, Lisboa, Luanda, Maputo, Rio de Janeiro e São Paulo (prevê-se ainda a inclusão do Porto e da capital de Cabo Verde, a Praia).

Na verdade, são 700 mil transcrições fonéticas ao todo, dado as 70 mil palavras transcritas se apresentarem em dez variantes, contemplando variedades de pronúncia nunca até aqui fixadas, como é o caso das que se ouvem nas capitais de Angola, Moçambique e Timor-Leste.

Este Dicionário Fonético, resultado do projeto LUPo – Léxico Unysin do Português, possibilita não só o esclarecimento de dúvidas de estudantes de Português como Língua Estrangeira, mas também a disponibilização de dados para trabalhos de fonética e fonologia do português. O projeto será também útil para o desenvolvimento de aplicações de processamento da linguagem natural, como motores de reconhecimento e de síntese de voz (os quais permitem, por exemplo, “comunicar” por voz com o computador ou com o telemóvel).

Clique aqui para acessar o Dicionário Fonético, disponível no Portal da Língua Portuguesa, do ILTEC – Instituto de Linguística Teórica e Computacional (de Portugal).